BlogBlogs.Com.Br

| Subcribe via RSS

Browse > Home / , , , / Blog Article: Dia Mundial do DJ: festas celebram a data pelo mundo

Dia Mundial do DJ: festas celebram a data pelo mundo

9 de março de 2010 | Posted in , , ,


É hoje: dia 9 de março, é data para celebrar o Dia Mundial do DJ. Pra quem ainda não sabe, o World DJ Day não é apenas um feriado oficial, mas também um importante evento de caridade que se realiza desde 2002, em nome da indústria internacional de clubs.

Uma série de organizações de caridade para ajudar crianças, se movimentam nessa data em diversas partes do mundo. Coordenadas pelo World DJ Fund e a organização Nordoff Robbins Music Therapy, que usa a música para o tratamento de crianças e adultos, as ações recolhem fundos de renda que recebem neste dia por DJs, clubs, estações de rádio e gravadoras, enviando tudo que for arrecadado a diferentes estabelecimentos de caridade.

Este ano, dois grandes eventos acontecerão na cidade de Colônia, Alemanha, com o suporte já confirmado de nomes como Pete Tong, Danny Tenaglia, Sasha, Dave Seaman, Tim Westwood, Paul Oakenfold, Paul van Dyk e Carl Cox. Todos farão a doação de seus cachês para a fundação Nordoff, e também participarão de worksohps organizados para ensinar a arte de mixar. O curioso é que estas duas festas só vão acontecer nos dias 19 e 26 de abril, mas já estão confirmadas.

Aqui no Brasil, a data também serve para lembrar da luta da categoria para tornar a profissionalização do Disc-Jockey como algo definitivo. Depois de 1 ano da apresentação do projeto de lei que reconhece a atividade de DJ e Produtor/DJ, obteve-se sua aprovação por unanimidade em reunião da Comissão de Assuntos Sociais do Senado em novembro de 2009.

O projeto foi apresentado pelo Senador Romeu Tuma, do partido Democratas (SP) e, ao longo deste 1 ano, foi analisado e discutido, obtendo o apoio da Senadora Rosalba Ciarlini, do partido Democratas (RN) e do Senador Wellington Salgado de Oliveira, do PMDB (MG). Dessa reunião participaram os representantes do Sindecs (SP), Antonio Carlos e Tibor Yuzo.

O texto original apresentado inicialmente pelos integrantes do Sindecs de São Paulo sofreu cortes e alterações no Senado, mas manteve a garantia mais importante de todas: o reconhecimento legal da atividade de DJ e Produtor DJ, assim como sua inclusão na lista CBO (Classificação Brasileira de Ocupação), do Ministério do Trabalho e Emprego.

Mas a batalha ainda não terminou: todo projeto de lei aprovado no Senado tem que contar ainda com a aprovação dos Deputados Federais. E esta nova etapa, que terá início em 2010, exigirá a participação dos profissionais de todo o país e também das entidades de classe existentes, sejam elas privadas ou não, como veículos de mídia, agências e organizações sociais.

Fique atento às noticias e informações sobre a votação este ano deste projeto lei que vai, definitivamente, colocar o Disc-Jockey no circuito dos profissionais reconhecidos pelo Ministério do Trabalho.

E claro DJ... Parabéns pelo seu dia!!!

Fonte: http://djsound.virgula.uol.com.br/noticias/2703 (Dj Sound)